terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Em Homenagem ao Guerreiro Caído


O falecimento do nosso companheiro Manel apanhou todos de surpresa. Ficam muito boas recordações da excelente pessoa que foi, do grande companheiro e amigo. A sua constante boa disposição, sorriso aberto, sinceridade, empenho e disponibilidade para ajudar e acompanhar mostraram que era um verdadeiro Mestre.
Que a constatação da fragilidade da existência sirva para cada vez mais aproveitarmos esta vida para nos realizarmos e sermos felizes, apreciando tudo o que temos de bom à nossa volta.

19 comentários:

  1. É com pesar, neste momento doloroso, que venho prestar a minha homenagem ao meu amigo e companheiro de treino, a quem a vida foi roubada num ápice e de uma forma cruel (talvez seja uma palavra muito dura, mas de momento não consigo encontrar outra).

    A ti, Manel, já sabes que para nós serás sempre o “nosso” Manolo, quero dizer-te que foste um amigo de verdade, uma pessoa que sempre soube respeitar a individualidade e a personalidade de cada um de nós (o que não é fácil! Mas tu sabias fazê-lo muito bem), aturaste as nossas manias e “maluqueiras”/brincadeiras naquelas longas viagens, quando havia competições, e sempre de sorriso nos lábios sem “reclamar”! Eras simpático com todos sem excepção, sempre com um sorriso pronto para nos dar, uma palavra amiga, sempre disponível e prestável para o que fosse.

    Não tenho muita facilidade em me expressar, pois há muito mais para dizer sobre a pessoa espectacular que eras.

    Obrigada por tudo o que me ensinaste, pela tua amizade sincera e pura, pela tua preocupação, pela consideração e atenção, …

    Vou ter saudades do teu cumprimento quando chegava ao treino e me recebias com aquele sorriso, e no teu tom carinhoso dizias “Olá Paulinha! Então? Estás boa?”

    Até sempre Manel!
    (porque não nos despedimos de quem gostamos e de quem conquistou um lugar na nossa vida)

    Com muita saudade,

    Paula Santos

    (vou tentar imaginar que foste para trabalhar para os Açores, onde estiveste há pouco tempo.)

    ResponderEliminar
  2. É com lagrimas nos olhos que subscrevo tudo o que a Paula diz...não tenho palavras para descrever o que sinto.
    Obrigado pela tua simpatia, pelo teu sorriso sempre aberto...Até sempre Manel

    ResponderEliminar
  3. Então amigo Manolo! (onde quer que estejas)
    É com grande revolta que assisto, incrédulo, à tua viagem! São pessoas como tu que nos fazem acreditar na palavra humanidade.

    Irmão, é um privilégio para mim ser teu amigo. Obrigado por tudo. Huss!!!

    A. Braga

    ResponderEliminar
  4. nao sei que palavras usar para expressar o momento em que soube da tua partida!!!ficará para sempre na minha memória e permanecerás eternamente no meu coração ao lado dos meus melhores e bons amigos!foi um prazer e um privilegio conhecer te...

    Jorge Cardoso

    ResponderEliminar
  5. Amigo Manuel;

    Foi com consternação e muita dor que recebi a triste notícia, da tua partida.

    Tive o previlégio de contigo privar, e de poder admirar o Homem Grande que eras.

    Para sempre estarás na minha lembrança como um bom amigo.

    Aqui te presto homenagem, agradecendo-te por tudo o que nos deste.

    Osu

    Carlos Costa

    ResponderEliminar
  6. As Artes Marciais estão de luto. É com grande pesar que recebemos a notícia da partida do Mestre Manuel Sousa.
    A imagem que ficamos de ti pelas inúmeras vezes que tivemos contacto foi de uma pessoa que estava sempre disponível, dava alegria a todos o que o rodeavam e pessoa amigável.
    O nosso agradecimento a tudo o que fizeste pelas Artes Marciais e pelo Mundo.
    Os nossos pêsames à sua família, aos Treinadores e alunos do Kempo e seus amigos.

    Huss
    Clã Alex Ryu Jitsu
    Mestre António Pinto

    ResponderEliminar
  7. tive o privilegio de conhecer como todos falaram nesta homenagem ao grande manel, nao conhecia mtos tempo, mais o pouco que conheci era uma pessoa mto adoravel . nas viagens era o que dava alegria e tambem posso dizer que me deu bons concelhos e aprendizagem.
    lembraremos sempre do manel com boas recordaçoes

    nathalia reis

    ResponderEliminar
  8. É sempre uma grande honra quando na vida nos cruzamos com pessoas mais sábias e maduras foi este o caso. Foi um privilegio,

    Bruno Marta

    ResponderEliminar
  9. Partis-te mas jamais serás esquecido onde quer que estejas descansa em Paz.
    MAIA

    ResponderEliminar
  10. como n podia deixar de o fazer e como todos sabemos, infelizmente é a única maneira de o fazer.. Venho desta forma despedir me no meu AMIGO Manolo.. Sempre foste aquele exemplo de pessoa! Muito nos ajudas-te, trabalhas-te, e fizer-te por nos. Foste dos primeiros a formar esta grande família. Vou ter saudades daquele teu cumprimento sentido k me davas quando nos encontravamos. K cada vitória seja dedicada a ti e em tua honra.. Vais ficar sempre nos nossos corações, e vais sempre ser recordado com saudade. Aquele abraço amigo Manel.. Huss..
    Vítor Coimbra

    ResponderEliminar
  11. quando soube da tua partida fiquei muito magoada com deus . tentei perceber porquê ? Como é que leva uma pessoa Fantástica como tu . Depois de tanto pensar vi que deus deve precisar de anjos , porque é a única explicação que eu encontro para a tua partida querido amigo .vais fazer tanta falta . Foi uma honra ter te conhecido e ter treinado contigo .Cristina Coimbra

    ResponderEliminar
  12. Manel, meu grande amigo..

    Nao ha palavras que possam descrever este momento. Que tenhas a paz que sempre tiveste..

    Mario Pereira

    ResponderEliminar
  13. Olá Manel, consegui finalmente coragem para perante todos te prestar esta homenagem.
    Tantas viagens, tantas conversas, tanta cumplicidade, tantos planos, tantos projectos... ficou tudo muito vago sem ti MEU AMIGO... eram os teus passos de mestre que eu seguia... eram os teus passos por onde me guiava para suplantar as etapas que sucessivamente se impunham.
    Sei que não nos abandonaste... sei que alguém bem mais acima de nós precisou de ti, da tua sabedoria, da tua amizade, da tua prontidão para ajudar o próximo.
    Sei também que nos deitarás uma mãozinha sempre que precisemos da tua força... e acredita... ... EU VOU PRECISAR... muito.
    Até sempre Manel
    HUUUSSS
    Rui

    ResponderEliminar
  14. Nem deva para acreditar... O momento em que recebi a noticia da tua partida achei que seria engano, que não estava a perceber bem que Manuel era... mas infelizmente era verdade... foi um momento de magoa e revolta por levarem uma pessoa fantástica e humilde como tu... Partiste, mas jamais serás esquecido... conquistaste o teu lugar junto de todos nós, e sentiremos sempre a tua falta, a tua disponibilidade, a tua simpatia, a tua dedicação e acima de tudo a tua Amizade e Carinho por todos nós... Manel! HUSSS....

    ResponderEliminar
  15. Manel aquele abraço que me davas...
    Manel aquele sorriso que tinhas...
    Manel as viagens que faziamos e tu nunca te zangas.te comnosco das brincadeiras...
    Manel aquela vontade que tinhas pa me ajudar em tudo o que precisava...
    Manel terás um lugar reservado para sempre no meu coraçao..
    Cada vitória que eu tive e vou ter e' dedicada a ti meu eterno amigo....

    Manolo onde quer que estejas nunca te esqueças deste rapaz que deu os primeiros passos no Kempo ao teu lado...

    O meu eterno agradecimento

    Mário Gonçalves

    ResponderEliminar
  16. Só te conheci das bancadas, mal sabia o teu nome!! Mas fixei-te em cada estágio, cada campeonato que assisti pelo tua extrema simpatia, pelo teu sorriso cativante e pela paz interior que transmitias só num olhar.

    O ceú brilha à noite com muitas estrelas e serás lembrado sempre que haja estrelas no céu!!

    ResponderEliminar
  17. Não sei por onde começar...já partiste há quase um mês e só agora arranjei coragem para ver o site. Sabia que quando o fizesse, a tua partida ia soar-me a algo real mas ainda me parece impossível...
    Não há nada que possa dizer sobre ti que transmita a imensidão do que és para quem não teve o privilégio de te conhecer. Quem teve sabe perfeitamente o quanto a sua vida ficou mais completa por tu teres existido, porque afinal somos mesmo uma grande família.
    Também não consigo medir o quanto lamento o que aconteceu... mas lamento mesmo muito Manolo! Lamento não te ter sido útil...
    Agradeço-te muito pela boa vontade com que me acolheste e por tudo o que me ensinaste. E acredita que a tua partida também me ensinou muito. Algo que eu preferia ter aprendido de outra forma...
    Porque foste sempre uma pessoa alegre, achei que a melhor homenagem que te podia fazer, era fazer-te uma homenagem como tu és. Deixo-te um texto da autoria do jornalista Rodrigo Oliveira, que me transmite imensa esperança..

    "Quando eu morrer, dêem-me o único destino digno a quem viveu como eu. Tornem-me cinzas em terra, joguem-me assim, do ar, ao mar. Deixando-me espalhar no vento e através dele, como se eu pudesse ir visitar – não a cada um dos que toquei – mas a cada um dos que me tocaram nessa vida.

    Depois, quando todos tiverem voltado às suas rotinas, amem e sonhem! Se o fizerem, saibam que a qualquer momento uma partícula ínfima, talvez microscópica, invisível e indivisível de mim pousará sobre tua pele. Quem sabe pra definitivamente abrigar-me em ti, ou então para na próxima brisa alçar novo vôo e visitar outro coração amante, outro sonho errante, outra vida marcante.

    Se por acaso sentires saudade de mim, não chore. Sorria. Pense que estou como sempre sonhei – e na vida nada mais fiz do que sonhar – visitando, encontrando e conhecendo cada ser humano que tenha o dom de amar."

    Um grande beijo..espero que estejas entre Paz e sonhos.
    Joana
    HUSS

    ResponderEliminar
  18. Manel meu amigo, a vida foi mais curta para ti do que esperavamos, mas no tempo que por ca estiveste marcaste todos como poucos os fazem. vou sempre recordar sempre as tuas frases nas viagens, um exame de cinturao que fizemos juntos e as competicoes que participamos juntos.

    Obrigado por tudo, estaras sempre connosco!

    Huss

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar